segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sexta Feira, 27/05/2011 - aula

A professora Simone nos deu um texto sobre a linha do tempo do ensino de Ciências no Brasil
e o quadro não podia faltar : 
Máteria para copiar:

Benefícios de se trabalhar Ciências com os alunos.

 “Trabalhar os conteúdos de Ciências é dar oportunidade a crianças e jovens de entender o mundo interpretar as ações e os fenômenos que observam e vivenciam no dia a dia conforme Luciana Hubner.” Com a tecnologia mais presente na vida das pessoas, ter conhecimento científico também significa estar preparado para analisar as questões contemporâneas e se posicionar frente a elas.
  A percepção sobre a importância da área de Ciências na escola e na formação dos alunos, é relativamente recente. Na concepção que vigorou do século 19 à década de 1950, impregnada de ideias positivistas, predominava o pensamento de que essa área do conhecimento era sempre neutra em suas descobertas e que os saberes delas descobertas seriam verdades únicas e definitivas.
   A maneira de ensinar também passou décadas apoiadas na reprodução dos mesmos padrões. Acreditava-se que os fenômenos naturais poderiam ser compreendidos com base apenas na observação e no raciocínio bastando para isso que os estudantes fossem levados a conhecer todo o patrimônio científico produzido até então e a memorizar conceitos. A metodologia que tem no professor e no livro didático o centro de transmissão de saberes ficou conhecido como tradicional ou conteudista e ainda hoje está presente nas salas de aula.

Investimento em tecnologia e reprodução de procedimentos

  somente nos anos 1960 é que essa prática pedagógica começou a ser questionada. O movimento que se contrapôs a ela surgiu nos Estados Unidos estendeu-se para a Inglaterra e a França e chegou com menos força no Brasil. No ovário mundial, havia uma disputa econômica à cerrada entre os países e entre os blocos econômicos.
  Portanto desenvolveu tecnologias e saber usa-las para produzir riquezas começou a ser fundamental  para o sucesso de uma nação. Era preciso formar pessoas com capacidades de criar produtos, métodos e procedimentos que girassem divisas. Nas escolas, era necessário incentivos a formação dos profissionais com esse perfil e acreditou-se  que o caminho para isso era levar os alunos a produzir os passor que ciêntistas já haviam trilhado ao fazer suas descobertas.

_______________________________________________

Professora Maria Aparacida não foi, então o professor Sergio Adiantou ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...