Simone - Ciências Fisicas da Natureza

A professora leu o texto do Sr esqueleto e Encheu o quadro :

Orientações Behavioristas e Construtivistas.
Se o objetivo é promover uma aprendizagem significativa, não baseada somente na memorização do conteúdo, não se pode ignorar alguns princípios básicos do construtivismo:



Assim, todo educador que trabalhe usando à aprendizagem significativa dos conteúdos deve estar atento ao fato de que a criança tem algo a dizer, pensa alguma coisa, vê sob perspectativa o fato, o fenômeno e qualquer conteúdo possível de aprendizagem
Entre outras orientações o behaviorismo se distingue do construtivismo , destacamos:



Podemos dizer que o professor de Ciências que se orientam pelas ideias behavioristas costumam considerar que todo conhecimento já está estabelecido e contido nos " livros do conhecimento" para os alunos. a estes caberia unicamente aprender (por memorização) aquilo que o professor lhe diz durante essa leitura do livro.
Os professores que aplicam as ideias construtivistas ao ensino aprendizagem por sua vez, admitem que a aprendizagem não se dá somente no memorizar, mas pela intensa atividade mental dos alunos. Portanto, de acordo com essa visão, cabe o aluno não somente memorizar, mas também fazer relações e atribuir significados aquilo com que se toma contato nas situações de ensino-aprendizagem.
Daí a importância, nesse caso, de o professor conhecer o pensamento da criança. Somente assim ele pode propiciar aos alunos de forma adequada, oportunidades de desenvolver suas ideias e seus conceitos, estabelecer soluções entre os fatos, comparar e julgar, atribuir significados e etc...

Orientação Behaviorista Orientação Construtivista
Aprendizagem reflete Aprendizagem envolve
uma resposta apropriada intensa atividade mental do aluno. Deve ser
a um estímulo. Pode significativa, não baseada só em memorizar.
ocorrer somente por memorização.
Leva à manifestações de determinado Leva ao desenvolvimento de significados
comportamento. e à construção do conhecimento.
O professor transmite imformação. O professor propricia oportunidade para o
desenvolvimento de ideias conceitos, relações
entre fatos e ideias.
Trabalho dia 15/04 Em sala
não faltar
Livro para o proximo bimestre A paixão de conhecer o mundo Madalena Freire.
Sergio Barbosa - Matemática

1) Numa parede há 4 cabides. De qauntas maneiras 3 blusões podem ser pendurados um em cada cabide?
R.
4. 3. 2. 1 = 24
2) Quantos números de 2 algarismos podem ser formados com os algarismos 0, 3, 5, 7, não sendo permitida repetição.
R.
3. 3 = 9
3) Quantos números pares de 5 algarismos diferentes podem ser formados com os algarismos 3,5, 6, 7, 9?
R.
4. 3. 2. 1 = 24
4) De quantos modos 3 dados podem cair ?
6. 6. 6 = 216
5) Um estudante deve escolher 5 questões de um total de 9. De quantos modos pode-se fazer essa escolha?
9. 8. 7. 6. 5 = 15120
5. 4. 3. 2. 1 = 120
15120 / 120 = 126
C. 9. 5 = A 9.5 = 9. 8 . 7. 6. 5 = 15120 = 126
5! = 4. 4. 3. 2. 1 = 120
6) Numa reunião todos se cumprimentaram uma vez cada um, verificou-se que foram trocados 45 cumprimentos.
Quantas pessoas estavam presentes?
C n.2 = 45
2
passa de divisão para multiplicação pq muda o lado
C n. 2 45 x 2 = 90
n (n - 1) = 90
10 . 9 = 90
R. 10
7) Entre 8 cores diferentes , devem ser selecionadas 5
De quantos modos isso pode ser feito sendo...
a) E se duas cores determinadas sempre forem escolhidas?
C 6. 3 = 6. 5. 4. = 20
3. 2 .1
b) Uma cor determinada nunca é escolhida.
C 7. 5 = 7. 6 . 5. 4. 3. = 42 = 21
5. 4 . 3 . 2. 1 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário