terça-feira, 1 de março de 2011

Terça Feira, 01/02/2011, aula 17

Rosimar - Psicologia da Educação

E continuamos a assistir o filme " Freud - Além da alma"



_____________________________________________________________________________

Simone - Abordagem da alfabetização

continuação:

Que estalo será esse?
      A suposição mais plausível é que este estalo ocorre quando o aprendiz capta a ideia de que cada letra é símbolo de um som e cada som é simbolizado por uma letra. Uma vez agarrada a ideia, o problema reduz-se a lembrar a figura da letra correspondente a que tipo de som da fala.
      Pobre alfabetizando! Sua euforia logo deverá abrandar, porque as coisas que acontecem entre sons e letras são um pouco mais complicadas do que essa perfeição de casamento monogâmico entre uma letra e um som.
      As complicadas relações entre letras e sons.
      O modelo ideal do sistema alfabético é o de que uma letra corresponda a um som e cada som a uma letra, mas essa relação ideal só se realiza em poucos casos.

Correspondência biunívoca entre fonemas e letras.

P  /P/                  F /F/
B /B/                  V /V/
T /T/                   A /A/
D /D/

OBS: Chama-se correspondência biunívoca aquela em que um elemento de um conjunto corresponde a apenas um elemento de outro conjunto.
  Nos dois quadros a seguir, podem ser vistas as mais importantes correspondências múltiplas entre letras e sons, e entre sons e letras. É importante ter em mente que tais correspondências são determinadas pela posição, ou seja, são regulares. É possivel aprende-las por meio de uma regra, de modo que podem ser sistematicamente ensinados por um professor.

Uma letra representando diferentes sons , segundo a posição.


(A outra tabela depois eu faço demora muitooo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...