Não estou NADA bem :'( pelo contrário...
Rosimar estava muitooo Feliz ^^
Rosimar - Psicologia da Educação
Chegou atrasada mas tão felizz rsrs...e ficou conversando sobre nossas perguntas como:
Freud usava drogas?
Ela falou que Freud usava um remédio tipo morfina disse que naquela época não havia esse tipo de drogas e tal...
Simone - Abordagem da Alfabetização
(Como eu já esperava ela escreveu no quadro)
A quarta etapa: um pouco de morfologia
Nesse ponto pode o alfabetizando dar mais um passo perceber as regularidades ligadas á morfologia das palavras.
No quadro 5, temos um resumo dos sufixos e dos prefixos mais importantes para a ortografia, pois são aqueles cujos sons poderiam, sem erro de posicionamento das letras, ser escritos com outras letras.
Quadro 5 - Identificação de afixos visando á fixação de generalizações
[ afixo ] [Alternativa ortográfica fonologicamente plausível ] [ Exemplos ]
eza [ esa ] grandeza, beleza, moleza
ês [ ez ] português, Francês
ez [ ês ] estupidez, gravidez
iz [ is ] atriz, bissetriz, aprendiz
ção [ ssão ] inflação, formação, atração
al [ au ] sensacional, material
ice [ isse ] burrice, tolice
agem [ ajem ] bobagem, passagem, bagagem
izar [ isar ] realizar, concretizar, socializar
nça [ nsa ] confiança, poupança, presença
ncia [ nsia ] importância, carência, frequência
des [ dis ] desfazer, desmentir
dis [ des ] disperção, discussão, distorcer
extra [ estra ] extraordinário, extraditar
A metodologia
Há basicamente, dois métodos possíveis oficialmente reconhecidos para conduzir o trabalho da alfabetização: mostrar primeiro as letras e ensinar a compor com elas as sílabas e as palavras, ou mostrar primeiro as palavras ou frases ensinar a identificar nelas as unidades componentes - as letras - e os sons que lhes correspondem.
O primeiro caminho recebe o nome de método sintético, pois a sua tarefa consiste em sintetizar sequências, dados os átomos componentes. O antigo método de recitação , do bê-a-bá encaixa-se nesse tipo. O segundo caminho recebe o nome de método analítico já que se parte das sequências completas, sendo a tarefa analisá-los e identificar os átomos. Note que os dois métodos são caminhos diferentes para conduzir o alfabetizando a construir a primeira etapa do conhecimento do sistema ortográfico.
Método Sintético da parte para o todo
(soletração ou afabetico, fônica, silabação)
Método Analítico do todo para as partes
(progressos da palavração e sistema ação e sintenciação ou do conto)
_____________________________________________________________
P.F Ponto final rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário