terça-feira, 29 de março de 2011

Terça feira, 29/03/2011 aula 30

Não estou NADA  bem :'(  pelo contrário...


Rosimar estava muitooo Feliz ^^ 


Rosimar - Psicologia da Educação 


Chegou atrasada mas tão felizz rsrs...e ficou conversando sobre nossas perguntas como:
Freud usava drogas?
Ela falou que Freud usava um remédio tipo morfina disse que naquela época não havia esse tipo de drogas e tal...


Simone - Abordagem da Alfabetização


(Como eu já esperava ela escreveu no quadro)


A quarta etapa: um pouco de morfologia


   Nesse ponto pode o alfabetizando dar mais um passo perceber as regularidades ligadas á morfologia das palavras.
   No quadro 5, temos um resumo dos sufixos e dos prefixos mais importantes para a ortografia, pois são aqueles cujos sons poderiam, sem erro de posicionamento das letras, ser escritos com outras letras.


Quadro 5 - Identificação de afixos visando á fixação de generalizações


[ afixo ] [Alternativa ortográfica fonologicamente plausível ] [ Exemplos ]
eza        [     esa          ]                                                     grandeza, beleza, moleza
ês          [     ez            ]                                                            português, Francês
ez          [     ês            ]                                                              estupidez, gravidez
iz           [     is             ]                                                             atriz, bissetriz, aprendiz

ção        [     ssão        ]                                                              inflação, formação, atração
al           [     au           ]                                                                  sensacional, material
ice         [     isse         ]                                                                    burrice, tolice
agem     [     ajem       ]                                                                    bobagem, passagem, bagagem
izar        [     isar         ]                                                                   realizar, concretizar, socializar
nça        [     nsa          ]                                                                  confiança, poupança, presença
ncia       [     nsia         ]                                                                   importância, carência, frequência
des        [   dis             ]                                                                   desfazer, desmentir
dis         [   des            ]                                                                    disperção, discussão, distorcer
extra     [   estra         ]                                                                 extraordinário, extraditar  


A metodologia 


    Há basicamente, dois métodos possíveis oficialmente reconhecidos para conduzir o trabalho da alfabetização: mostrar  primeiro as letras e ensinar a compor com elas as sílabas e as palavras, ou mostrar primeiro as palavras ou frases ensinar a identificar nelas as unidades componentes - as letras - e os sons que lhes correspondem.
    O primeiro caminho recebe o nome de método sintético, pois a sua tarefa consiste em sintetizar sequências, dados os átomos componentes. O antigo método de recitação , do bê-a-bá encaixa-se nesse tipo. O segundo caminho recebe o nome de método analítico  já que se parte das sequências completas, sendo a tarefa analisá-los e identificar os átomos. Note que os dois métodos são caminhos diferentes para conduzir o alfabetizando a construir a primeira etapa do conhecimento do sistema ortográfico.


Método Sintético da parte para o todo
(soletração ou afabetico, fônica, silabação)


Método Analítico do todo para as partes 
(progressos da palavração e sistema ação e sintenciação ou do conto) 


_____________________________________________________________


P.F Ponto final rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...