Marília - CDPEF
Isabel Gomes - Sociologia
Ana Lucia - Português
Marília - CDPEF
A Professora Marilia também pediu como bibliografia do 2° Bimestre, o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire
Ela nos pediu para escrever o que é Currículo , cada um deu sua opinião sobre currículo
Resolvi pesquisar no dicionário e currículo é...
currículo
Significado de Currículo
s.m. Aportuguesamento da expr. latina curriculum vitae.
Curso.
Parte de um curso literário.
As matérias de um curso.
Curso.
Parte de um curso literário.
As matérias de um curso.
e achei esse texto legal (obs. a prof não passou esse texto)
O significado do currículo
A palavra curriculum é de origem latina e significa “lugar onde se corre, carruagem”. E é a partir deste significado que podemos melhor compreender o seu valor simbólico.
Trata-se de um documento a ser usado como uma carruagem, que nos leve de um lugar para outro. Tal descrição dos fatos de sua vida serve para permitir-lhe viagens rumo à evolução da sua carreira.
Uma boa carruagem deve ter boas rodas. Só assim ela poderá andar por estradas esburacadas e alcançar o seu destino final sem danos. Daí a necessidade de escrevê-lo bem, deixando claro as suas principais qualidades e demonstrandos os resultados obtidos em sua carreira até o momento.
Também deve ter equilíbrio, caso contrário pereceria na primeira leitura. Não deve conter exageros ou ser extenso demais, o que pode não atrair os olhos de um selecionador mais objetivo.
Já falamos de segurança e de equilíbrio, mas o principal atributo que uma carruagem deve ter é velocidade. Queremos chegar rapidamente ao nosso destino. Para isso não é a carruagem que deve ser analisada, e sim o seu condutor. É ele que deve determinar o ritmo em que as viagens devem ser feitas. E não se faz isso sem enviar o seu currículo para as mais diversas empresas e oportunidades, bem como para antigos colegas, amigos e empresas interessantes. Quanto mais enviar, maior será a velocidade de sua mudança.
Mantenha a sua carruagem sempre em forma, sempre atualizando as peças e buscando o equilíbrio das informações. Sempre que precisar, aumente a velocidade de sua corrida enviando-o para as mais diversas oportunidades. E aproveite: o mundo é grande e sempre há tempo para fazer muitas e boas viagens!
leia mais aquie nesse link↓Trata-se de um documento a ser usado como uma carruagem, que nos leve de um lugar para outro. Tal descrição dos fatos de sua vida serve para permitir-lhe viagens rumo à evolução da sua carreira.
Uma boa carruagem deve ter boas rodas. Só assim ela poderá andar por estradas esburacadas e alcançar o seu destino final sem danos. Daí a necessidade de escrevê-lo bem, deixando claro as suas principais qualidades e demonstrandos os resultados obtidos em sua carreira até o momento.
Também deve ter equilíbrio, caso contrário pereceria na primeira leitura. Não deve conter exageros ou ser extenso demais, o que pode não atrair os olhos de um selecionador mais objetivo.
Já falamos de segurança e de equilíbrio, mas o principal atributo que uma carruagem deve ter é velocidade. Queremos chegar rapidamente ao nosso destino. Para isso não é a carruagem que deve ser analisada, e sim o seu condutor. É ele que deve determinar o ritmo em que as viagens devem ser feitas. E não se faz isso sem enviar o seu currículo para as mais diversas empresas e oportunidades, bem como para antigos colegas, amigos e empresas interessantes. Quanto mais enviar, maior será a velocidade de sua mudança.
Mantenha a sua carruagem sempre em forma, sempre atualizando as peças e buscando o equilíbrio das informações. Sempre que precisar, aumente a velocidade de sua corrida enviando-o para as mais diversas oportunidades. E aproveite: o mundo é grande e sempre há tempo para fazer muitas e boas viagens!
Fonte: O significado do currículo « CATHO BLOG – Emprego e carreira no século XXI
___________________________________________________________________________________
Isabel Gomes - sociologia
A Professora Isabel Gomes fez uma revisão sobre a máteria
as determinadas anotações a seguir:
Revisão→ Instituições Sociais > Valores morais de uma sociedade > principais Instituições : Escola, Igreja , Familia,
Estado Regula a sociedade através de Normas
Estado Parlamentarismo - Monarquia - chefe do estado 1° ministro
Presidencialismo - República - Presidente (a)Democracia < Direta e Indireta Diferente de Demagogia
_____________________________________________________________________________________
Língua Portuguesa com Ana Lucia
Leia a Seguinte Anedota para responder as questões de 1 a 3.
Um rapaz possuía dois passarinhos: um que cantava demais e o outro que não cantava nada...
|
Certo dia, esse rapaz resolveu vendê-los em uma feira;
colocou-os expostos para que todos
os vissem e então um dos passarinhos começou a
cantar sem
parar, enquanto o outro ficava constantemente calado. Um
senhor chegou para o rapaz e perguntou:
-Quanto custa as avezinhas, meu jovem?
O rapaz respondeu:
- Esse que ta cantando custa 50 reais e o calado 100...
O senhor estranhou:
- Ué! Por que o passarinho que ta calado custa mais do que
O que está cantando?
- Porque o que ta calado é o compositor
colocou-os expostos para que todos
os vissem e então um dos passarinhos começou a

parar, enquanto o outro ficava constantemente calado. Um
senhor chegou para o rapaz e perguntou:
-Quanto custa as avezinhas, meu jovem?
O rapaz respondeu:
- Esse que ta cantando custa 50 reais e o calado 100...
O senhor estranhou:
- Ué! Por que o passarinho que ta calado custa mais do que
O que está cantando?
- Porque o que ta calado é o compositor
(Donaldo Buchweitz)
Exercicios:
1) Observe o 1° Parágrafo do Texto
a) que palavras retomam e especificam a expressão dois passarinhos na sequência pós os dois pontos?
c) A quem se refere o pronome os nas expressões "vendê-los", "colocou-os", "os vissem"?
d) Na sua opinião, para que serve a palavra "então" na sequência da narrativa?
e) O que sugere a palavra "enquanto" e para que é usada?
2) No texto, as expressões "um rapaz" e "dois passarinhos" são retomadas de uma vez. Identifique as palavras e expressões que as retomam.
3) Observe as formas verbais empregadas no texto.
a) Que tempos verbais são usados nos trechos correspondentes ao discurso do narrador?
E no discurso dos personagens?
b)Que efeito de sentido resulta do emprego desses tempos verbais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário