quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Quarta feira, 16/02/11 - aula 8



Marília - CDPEF
Isabel Gomes - Sociologia
Ana Lucia - Português


Marília - CDPEF


A Professora Marilia também pediu como bibliografia do 2° Bimestre, o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire


Ela nos pediu para escrever o que é Currículo , cada um deu sua opinião sobre currículo


Resolvi pesquisar no dicionário e currículo é...


currículo

Significado de Currículo

s.m. Aportuguesamento da expr. latina curriculum vitae.
Curso.
Parte de um curso literário.
As matérias de um curso.
e achei esse texto legal (obs. a prof não passou esse texto) 

O significado do currículo

A palavra curriculum é de origem latina e significa “lugar onde se corre, carruagem”. E é a partir deste significado que podemos melhor compreender o seu valor simbólico.
Trata-se de um documento a ser usado como uma carruagem, que nos leve de um lugar para outro. Tal descrição dos fatos de sua vida serve para permitir-lhe viagens rumo à evolução da sua carreira.
Uma boa carruagem deve ter boas rodas. Só assim ela poderá andar por estradas esburacadas e alcançar o seu destino final sem danos. Daí a necessidade de escrevê-lo bem, deixando claro as suas principais qualidades e demonstrandos os resultados obtidos em sua carreira até o momento.
Também deve ter equilíbrio, caso contrário pereceria na primeira leitura. Não deve conter exageros ou ser extenso demais, o que pode não atrair os olhos de um selecionador mais objetivo.
Já falamos de segurança e de equilíbrio, mas o principal atributo que uma carruagem deve ter é velocidade. Queremos chegar rapidamente ao nosso destino. Para isso não é a carruagem que deve ser analisada, e sim o seu condutor. É ele que deve determinar o ritmo em que as viagens devem ser feitas. E não se faz isso sem enviar o seu currículo para as mais diversas empresas e oportunidades, bem como para antigos colegas, amigos e empresas interessantes. Quanto mais enviar, maior será a velocidade de sua mudança.
Mantenha a sua carruagem sempre em forma, sempre atualizando as peças e buscando o equilíbrio das informações. Sempre que precisar, aumente a velocidade de sua corrida enviando-o para as mais diversas oportunidades. E aproveite: o mundo é grande e sempre há tempo para fazer muitas e boas viagens!
leia mais aquie nesse link↓

Fonte: O significado do currículo « CATHO BLOG – Emprego e carreira no século XXI 

___________________________________________________________________________________
Isabel Gomes - sociologia

A Professora Isabel Gomes fez uma revisão sobre a máteria

as determinadas anotações a seguir:

Revisão→ Instituições Sociais > Valores morais de uma sociedade > principais Instituições : Escola, Igreja , Familia, 

Estado Regula a sociedade através de Normas

Estado Parlamentarismo - Monarquia - chefe do estado 1° ministro
              Presidencialismo - República  - Presidente (a)


Democracia < Direta e Indireta   Diferente de Demagogia


_____________________________________________________________________________________


Língua Portuguesa com  Ana Lucia
Leia a Seguinte Anedota para responder as questões de 1 a 3.


Um rapaz possuía dois passarinhos: um que cantava demais e o outro que não cantava nada...

|



Certo dia, esse rapaz resolveu vendê-los em uma feira;
colocou-os expostos para que todos
os vissem e então um dos passarinhos começou acantar sem
parar, enquanto o outro ficava constantemente calado. Um
senhor chegou para o rapaz e perguntou:

-Quanto custa as avezinhas, meu jovem?
O rapaz respondeu:
- Esse que ta cantando custa 50 reais e o calado 100...
O senhor estranhou:
- Ué! Por que o passarinho que ta calado custa mais do que
O que está cantando?
- Porque o que ta calado é o compositor

(Donaldo Buchweitz)

 Exercicios:

1) Observe o 1° Parágrafo do Texto

a) que palavras retomam e especificam a expressão dois passarinhos na sequência pós os dois pontos?

b) Na primeira frase, a palavra "rapaz"vem acompanhada pelo artigo "um", na segunda, pelo artigo "o". Explique o por que.


c) A quem se refere o pronome os nas expressões "vendê-los", "colocou-os", "os vissem"?


d) Na sua opinião, para que serve a palavra "então" na sequência da narrativa?


e) O que sugere a palavra "enquanto" e para que é usada?


2) No texto, as expressões "um rapaz" e "dois passarinhos" são retomadas de uma vez. Identifique as palavras e expressões que as retomam.


3) Observe as formas verbais empregadas no texto.


a) Que tempos verbais são usados nos trechos correspondentes ao discurso do narrador? 
E no discurso dos personagens? 


b)Que efeito de sentido resulta do emprego desses tempos verbais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...