sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Quinta Feira, 24 de Fevereiro de 2011 aula 14

História e Filosofia da Educação - Kelly

Dramatização do Cartoon ...




















 Baseado no mito da caverna, Platão acreditava que este mundo em que vivemos , não passa de uma cópia imperfeita de um outro mundo perfeito que ele chamava de mundo das ideias. Aqui no mundo das aparências permanecemos presos as ilusões, as imagens, as opiniões, as falsas promessas, portanto, a tudo que aprisiona  o individuo no erro, através do mito da caverna, ele ressalta o papel da Filosofia de libertar o ser humano desses grilhões que o aprisionam, trazendo-o para a luz da verdade proporcionado pela Filosofia , ela nos transporta do mundo das aparências para o mundo das ideias; da caverna para a liberdade; da alienação para a consciência; da morte para a vida.


Atividade: Relacione o mito da caverna com os dias atuais. Destaque o que aprisiona ou aliena as pessoas e as distância do mundo das ideias.

( Quantas linhas achar necessário)

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Educação Especial - Vania


A história da Educação Especial no Brasil 


De acordo com BEYER (2006)


   " Esta história ( da educação escolar) demonstra que nunca houve uma escola, de fato, para todos. Escola e educação formal sempre foram um privilégio para poucos, um privilégio dos poderosos. Na antiguidade apenas os ricos podiam usufruir de uma educação escolar. Na Idade Média, a educação formal tornou-se um privilégio dos alunos dos mosteiros e dos filhos da nobreza. Poder e glória dos intelectuais e iluminados consistiam no fato de que podiam ler e escrever. As pessoas simples e comuns eram analfabetas."
     " A escola inclusiva ou a escola com uma proposta de inclusão escolar tem se proposto ( ao menos paradigmaticamente) a atender todas as crianças, sem qualquer exceção. Neste sentido, não determina distinções de espécie alguma, no que tange às características diversificadas de aprendizagem de seus alunos"


Atividade: 


Para você qual seria a forma mais adequada para oferecer educação aos portadores de 


 deficiência mental
deficiência auditiva
deficiência visual
deficiência  física 


____(resposta individual ou em dupla)___________________________________________________


Eber - Educação Física 


Sinais Vitais


Pulsação


    O coração órgão essencialmente muscular é considerado como uma bomba que impulsiona  o sangue de dentro dos vasos para os pulmões ( afim de que haja a oxigenação - hematose ) e também para todo o corpo, a cada contração do coração o bombeamento, o sangue é impulsionado para as artérias e é a isto que chamamos de pulsação. O coração se contraí e dilata em média 70 vezes por minuto nos homens e 80 nas mulheres.
    Há características que precisam ser observadas quando determinamos ou verificamos o pulso que são:
 A frequência, o volume e o ritmo das pulsações.
  As frequêcias ou números de pulsação normais por minuto são:

 Recém-natos →  130 à 160 b. p. m.
 Lactentes       →  100 à 130 b. p . m.
 Crianças        →    80 à 120 b. p . m.
 Adultos         →    60 à 100 b. p. m.
  
   Para verificar o pulso deve-se colocar os dedos, indicador e médio sobre a trajetória da artéria com leve pressão, contasse a pulsação durante um minuto.
   O braço e a mão devem estar em repouso sobre a mesa, cama ou outro local. ( NUNCA USE O PRÓPRIO POLEGAR PARA CONTAR AS PULSAÇÕES DE OUTRA PESSOA). Confirme sempre a verificação feita e anote.
   A pulsação apresenta alterações segundo fatores diversos como: exercícios físicos, emoções, temperatura ambiental, estado de saúde, tipo de alimentação e digestão, repouso e etc...
   O pulso é o resultado do bombeamento cardíaco percebido pela onda sanguínea dentro dos vasos.
   Ao verificar o pulso, deve-se observar ao mesmo tempo as características acima citadas (frequência, volume e ritmo) para maior avaliação da vitima.
   Podemos classificar as pulsações quanto:

A frequência ( bombeamento do coração por minuto)


Taquisfigmia → acima de 90 b. p. m.
 Normo-esfigmia → entre 65 e 90 b. p. m. 
 Bradisfigmia → abaico de 65 b. p. m.


Ao volume ( quantidade de sangue dentro dos vasos)


muito tenso.
Tenso ou normal.
 Pouco tenso ou filiforme.

Ao ritmo ( percepção da cadência de pulso)

 ritmado ( normal)
 arritimado ( quando acelera para depois cair o ritmo)

O pulso pode ser verificado nos seguintes locais

 Na artéria radial, que passa pelo pulmão;
 Na artéria femural, que passa pela região inguinal (virilha);
 Na artéria carotica, que passa pela região vertical do pescoço;
 Na artéria temporal, que passa um pouco a frente do pavilhão auricular.
 Na artéria poplítea, localizada na parte posterior do membro inferior do joelho.
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