quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quinta feira, 17/02/11 - aula 9

Professora Kelly - Filosofia e História da Educação
Professora Vania - Educação Especial
Professor Eber - Educação Física

______________________________________-

Filosofia e História da Educação - Kelly 

 Introdução da Filosofia e História da Educação

A Filosofia da educação consiste numa reflexão que pensa de modo radical e rigoroso, os problemas surgidos na educação à partir de uma perspectiva de conjunto.
 Pensar a educação e numa perspectiva de conjunto, implica ter uma visão histórica da mesma.
 Com o estudo da história podemos compreender os valores que orientam os educadores de cada época.
 A filosofia por sua vez, tem a missão de refletir dobre esses valores  atuais da educação.

Perguntas relacionadas a História e filosofia da Educação:

1) Qual a Importância de reflexão filosófica para quem desenvolve atividades no campo educacional?

2) Que problemas provocam, no campo educacional aqueles que não aceitam o dialogo como forma de busca da verdade?

3) Que aspectos da vida humana são mais valorizados atualmente em nossa sociedade?

__________________________________________________________________________

Educação Especial - Vania
A professora talvez passará o filme " Como estrelas na terra"
Ementa da Disciplina 

→ Evolução sócio-histórica da educação.
→ Democracia, cidadania e direitos legais das pessoas com necessidades especiais.
→ Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da escola inclusiva (2008).
→ As pessoas com necessidades especiais. Definições e especificidades.
→ Serviços e práticas pedagógicas no atendimento às pessoas com necessidades especiais;
→ Integração e Inclusão - da teoria a prática.
→ A educação Especial e suas modalidades de atendimento como suporte e recursos.
→ A inclusão da pessoa com necessidades especiais na rede regular de ensino.
→ Abordagens e práticas pedagógicas de educação inclusiva;
→ adaptações curriculares.
→ Avaliação adaptada.

Introdução


   A atual Política Nacional da Educação apontada para uma definição de prioridades quanto ao atendimento especializado a ser oferecido na escola. Define como aluno Portador de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE). Aquele que por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade, requer recursos pedagógicos e metodológicos específicos.
   A classificação desses alunos para efeito de atendimento educacional corresponde à :
→ Portadores de deficiência mental, visual, auditivo, física e múltiplo ( múltiplo é quando tem mais de uma deficiência)
→ portadores de condutas típicas (problemas de conduta) ( exemplo: Autismo)
→ portadores de altas habilidades (superdotação)

___________________________________________________________________________

Educação Física - Eber
conceito
Primeiros Socorros ( noções)


   Denomina-se primeiros socorros ao tratamento aplicado imediato ao acidentado ou portador de mal súbito, antes da chegada de um médico.
   chama-se Socorrista a pessoa que está habilitada à praticados primeiros socorros, utilizando-se dos conhecimentos básicos e treinamentos técnicos que o capacitam para esse desempenho.
    Como características básicas a um Socorrista citaremos:
→ Ter espírito de liderança;
→ Ter bom senso, compreensão, tolerância e Paciência;
→ Ser um líder, na concepção da palavra;
→ Saber planejar e executar suas ações;
→ Saber promover e improvisar com segurança.
→ Ter iniciativa e atitudes firmes.
→ ter acima de tudo o espírito de solidariedade humana, o "amor ao próximo".


    As urgências podem ser classificadas em 4 categorias:


1° Extrema Urgência ( remoção imediata)


→ nas hemorragias internas, que não se detém com garroteamento, ou hemorragias arteriais.


→ os grandes queimados.


→ feridos no tórax.


→ asfixiados


2° Primeira Urgência (remoção em menos de 1 hora)


→ situações de garroteamento


→ membros esmagados.


→ feridas Abdominais.


3° Segunda urgência ( Remoção antes de 3 horas)


→ fraturas de crânio.


→ fraturas de coluna vertebral.


→ fraturas de Pelve.


→ fraturas expostas de membros


→ feridas profundas 


4° Sem Urgência ou Pequena Urgência ( remoção posterior)


→ Fraturas fechadas nos membros ( ex: ante-braço quebrado)


→ feridas com pouca gravidade


_____________________________________________________________


E as aulas foram essas Beijooss e até amanha ^^ 


                                                                                                              Rayana Cruz = )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...